Dia: 30/10/2014
Local: Auditório do ICHS - Mariana
8h – Credenciamento
9h às 12h – Mesa de abertura: O enigmático na
atividade do/a pesquisador/a: retrospectiva da discussão e perspectivas atuais.
Coordenação: Eloisa Santos (UNA)
Expositoras: Françoise Hatchuel (Université
Paris Ouest Nanterre); Margareth Diniz (UFOP).
12h às 14h – Almoço
14h às 17:30h – Mesa redonda: Interpelações ao
processo de pesquisa – novos sujeitos, novas metodologias.
Coordenação: Cláudia Mayorga (UFMG)
Expositores/as: Dora Inês Munevar (Universidad
Nacional de Colombia) Eric Chauvier (École des Hautes Études en Sciences
Sociales/EHES - França)
17:30h às 18h - Coquetel e lançamento de livros
Dia 31/10/2014
9h às 12h – Ateliês
temáticos
ATENÇÃO: Para adequar os trabalhos inscritos aos ateliês temáticos,
fez-se necessário uma reorganização nos temas, criando blocos com dois ateliês
.
BLOCO 01
ATELIÊ 1 – A
relação com o saber: implicação do sujeito com o objeto de pesquisa; abordagem
psicanalítica e questionamentos antropológicos
Coordenação: Françoise Hatchuel & Eric Chauvier
Relatoria: Greyce Carvalhas
ATELIÊ 5 - A
relação orientando (a) – orientador (a) no processo de pesquisa
Coordenação: Maria Lúcia Miranda Afonso
Relatoria: Lúcia Helena Garcia Bernardes
Trabalhos Aprovados
01 - O uso de si na atividade de pesquisa
Admardo Bonifácio Gomes Júnior
Pós-Doutorando FaE/UFMG
Professor FaPP/UEMG
02- Pesquisa de campo em quilombos: discursos
socialmente re-produzidos para pesquisadores/as?
Aline Neves Rodrigues Alves - alineneves@ufmg.br
Nilma Lino Gomes - nilmagomes@uol.com.br
Rodrigo Ednilson De Jesus - rodrigoednilson@gmail.com
Programa de Pós Graduação Conhecimento e
Inclusão Social em Educação
Faculdade de Educação/FaE – Universidade
Federal de Minas Gerais/UFMG - Minas Gerais – Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior – CAPES
Núcleo de Est. e Pesq. sobre Relações
Étnico-Raciais e Ações Afirmativas - NERA/CNPQ
03- Ensino médio integrado: atualidade do
debate em torno do princípio educativo do trabalho
Ana Paula R. Rodrigues - anapaula.rrodrigues@yahoo.com.br
Eloísa H. Santos - eloisasantos@uaivip.com.br
Centro Universitário UMA-
Brasil
04-Bricolages
familiaux: le subjectif d’une recherché
Claire Le Thomas
07- A relação com a língua
estrangeira : o (re)conhecimento de si no objeto de pesquisa
Greyce Carvalhas
Leitora de língua portuguesa – Université de
Franche-Comté
Mestre em Ciências da linguagem – Didatica de
FLE - Université de Franche-Comté
Mestranda em Ciências da Educação – Université
Paris – Ouest
08 - relação com o saber: Inibição diante
do conhecimento
Lealce Mendes da Silva - lealcemendes@bol.com.br
Programa de Pós-Graduação- Mestrado
Universidade Federal de Ouro Preto–UFOP
Minas Gerais- Brasil
Grupo de Pesquisa: Caleidoscópio
Cathal de Paor - cathal.depaor@mic.ul.ie
Mary Immaculate College
Université de Limerick,
Irlande
+353 61 204950
10- Entre Antropologia e Ciências da
Educação: A noção de ritual de passagem ao serviço dum dispositivo de formação
de professores(as) do ensino básico
Maryline Nogueira-Fasse
11- Analyser
l’implication du chercher
Núncio Antônio Araújo Sól
12- Pesquisa-intervenção com jovens que não
trabalham, não estudam e não procuram emprego interações entre pesquisador e
pesquisados/as
Paulo Roberto da Silva Junior - paulosilva.junior@yahoo.com.br
Claudia Mayorga - mayorga.claudia@gmail.com
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil
CAPES
Núcleo Conexões de Saberes da UFMG
13- Clinique de
l’éducation d’orientation lacanienne : enjeux méthodologiques
Sébastien Ponnou - sebastien.ponnou@unilim.fr
Département de Psychanalyse
de l’Université Paris 8,
Département de
Psychologie et des Sciences de l’Éducation, Faculté des Lettres et des Sciences
Humaines, Université de Limoges, Equipe d’Accueil 6311 - FRancophonie,
Education, Diversité (FRED).
14- Le soi en question:
du récit de voyage à l’essai épistémologique
Sophie Caratini
15- Pesquisa-intervenção e psicanálise:
traços da clínica na pesquisa
Tânia Ferreira
Ângela Vorcaro
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
FAFICH/UFMG - Área de Pesquisa: Psicanálise e cultura
BLOCO 02
ATELIÊ 2 – Perspectivas
interdisciplinares nos processos de produção do conhecimento
Coordenação: Bernardo Jefferson de Oliveira
Relatoria: José Eustáquio Brito
ATELIÊ 8 - Troca
de experiências em processos de produção e socialização do conhecimento
Coordenação: Deise de Souza Dias
Relatoria: Lecy Rodrigues Moreira
Trabalhos Aprovados
01- A transdisciplinaridade e o resgate do
paradigma do múltiplo: considerações sobre a pesquisa em Educação e Direito
Aline Nunes Viana - alinevianabr@gmail.com
Bacharel em Direito (PUC Minas)
Bolsista CAPES
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Ouro Preto
Minas Gerais / Brasil
Matheus de Oliveira Guimarães - matheusguimaraes@hotmail.com
Bacharel em Direito (UFOP)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Ouro Preto
Minas Gerais / Brasil
02- Estratégias Metodológicas e
Interdisciplinaridades na Pesquisa Historiográfica: o caso da comunidade quilombola
de Felipe em Bom Jesus do Amparo – Minas Gerais
Ângela Aparecida Ferreira - angelaferreirabj@gmail.com
Mestrado Profissional em Educação
e Docência – Faculdade de Educação
Universidade Federal de Minas
Gerais
Minas Gerais – Brasil
03- No meio do caminho tem um sujeito: os
impasses em pesquisas sobre o encontro-confronto sujeito-língua
Carla Nunes Vieira Tavares - carla.tav@uol.com.br
Programa de Pós-Graduação em Estudos
Linguísticos (PPGEL)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MG, Brasil
Grupo de Pesquisa e Estudo em Linguagem e
Subjetividade (GELS)
CAPES
04- Le
paradigme de recherche dans l’esprit multidisciplinaire: apport et limite
Dr. Djamel
Benkrid
Enseignant
chercheur à l'université de Paris VIII
Equipe Erasme membre associé
05- O eu Pesquisador e o outro Pesquisado:
contextos que se convergem
Autora: Regina Márcia Pereira de Oliveira - profreginamarcia@gmail.com
Programa de Pós-Graduação em Educação – UEMG
Agência Financiadora: CAPES
06- Os
desafios da produção da pesquisa: uma analise da relação entre os estudos de
público em museus e a sociologia da educação
Thiago Lucas
Rodrigues Martins
Programa de
Pós-Graduação em Educação- FaE/UFMG/MG - Brasil/CAPES
07- Leitura, escrita, navegação e pesquisas: o computador como ferramenta pedagógica
07- Leitura, escrita, navegação e pesquisas: o computador como ferramenta pedagógica
Aline Nayara Fernandes- Pedagogia 8° período CEAD/UFOP
Gardênia Staell Andrade - Pedagogia 8° período CEAD/UFOP
BLOCO 03
ATELIÊ 3 – As
relações de poder e os regimes de produção de saber: questões éticas,
epistemológicas e subjetivas
Coordenação: André Marcio Picanço Favacho
Relatoria: Shirley Aparecida de Miranda
ATELIÊ 6 - A
escrita na pesquisa: questão de estilo e autoria
Coordenação: Ana Cláudia Godinho
Relatoria: Natália Goulart e Mariana Veríssimo
Trabalhos Aprovados
01- O Trabalho no Samu e a Humanização do
SUS: saberes-atividade-valores
Ana Rita Castro Trajano -
aritatrajano@yahoo.com.br
Daisy Moreira Cunha (Orientadora) -
daisy-cunha@uol.com.br
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de
Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.
02- Trabalho docente: produção de saberes
em atividade
Deise de Souza Dias - Deise.souzadias@yahoo.com.br
Programa de Pós-graduação em Educação/FaE/UFMG
- Minas Gerais – Brasil
03- Implicação mútua das diferentes
posições de sujeito e objeto no processo de pesquisa
Eloisa Helena Santos
Programa de Pós-Graduação em Gestão Social,
Educação e Desenvolvimento Local
Centro Universitário UNA – Minas Gerais –
Brasil
04- Acertos
metodológicos nas pesquisas em comunidades quilombolas
Gilmara Silva
Souza - gilmarasilvasouza@gmail.com
Faculdade de
Educação – UFMG - Brasil
Shirley
Aparecida de Miranda - shapmiranda@uol.com.br
Faculdade de
Educação – UFMG - Brasil
05- A história é verdadeira embora
inventada: a cartografia como método de investigação
Juliana Prochnow dos Anjos - juprochnow@yahoo.com.br
Programa de Pós-Graduação em Educação:
Conhecimento e Inclusão Social
Faculdade de Educação da Universidade Federal
de Minas Gerais (FaE/UFMG)
Minas Gerais / Brasil
Agência de fomento: CAPES
06- Intimidade e desconhecimento: quando
afeto e confiança contornam as relações no processo de pesquisa
Luciana Maria de Souza - lusouza222@gmail.com
Doutoranda do Programa de pós-graduação em
Psicologia da UFMG
Membro no Núcleo de ensino, pesquisa e
extensão Conexões de Saberes
Universidade Federal de Minas Gerais
Minas Gerais, Brasil
Financiamento – Bolsa Capes
07- Pesquisa em presídios: como dar voz a
mulheres no cárcere
Maria Cristina da Silva - bhcentro991@yahoo.com.br
Doutoranda Fae/ UFMG - MG/ Brasil.
08- La double face des
implications du chercheur
Maria José Acevedo
09- Do trabalho na fabrica à escrita de
monografia: ao encontro do saber investido
Mariana Veríssimo - mverissimo@pucminas.br
Mestrado em Ensino PUC-MINAS, MG-Brasil
Contou com financiamento da Capes
10- Representação e prática na ação eficaz
de trabalhadores pouco escolarizados da construção civil
Renata Bastos Ferreira Antipoff - renata.bastosfe@yahoo.com.br
Francisco de Paula Antunes Lima - frapalima@gmail.com
Doutorado em Educação/UFMG Belo Horizonte, MG,
Brasil
CAPES COFECUB
11- E se os sujeitos não coincidem? Reflexões
sobre pesquisas com quilombolas e indígenas
Shirley Aparecida de
Miranda
12- La méthode
qualitative en quête de qualité. La question de la confiance et de
l’établissement de l’anonymat des enquêtés après entretien
Sophie Parisot
13- Relações que atravessam o trabalho de
pesquisa: reflexões a partir de um estudo sobre mulheres pardas provedoras e o
processo de educação de seus filhos e filhas
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara - tgebara@ufmg.br
14- Análise de metodologia para referenciar as novas praticas didáticas pós
leis de reparação
Sílvia Maria de Miranda - Faculdade
de Educação-UFMG
Franz Galvão Piragibe - Faculdade
de Letras-UFMG
BLOCO 04
ATELIÊ 4 – Novos
dispositivos de pesquisa / intervenção
Coordenação: Marco Antônio Torres
Relatoria: Jurandir Soares da Silva
ATELIÊ 7 - Desejo
de participação na pesquisa etnográfica. Produção do saber antropológico e
experiência participativa
Coordenação: Gilles Raveneau
Relatoria: Rafael Prosdocimi Bacelar
Trabalhos Aprovados
01- A busca pela objetividade
mediante pesquisa etnográfica: os desafios e perspectivas sob os olhares do
pesquisador e de seu objeto de pesquisa
Agda Marina Ferreira Moreira - agda.quilombos@gmail.com
José Eustáquio de Brito
Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG)
02- Travessias pelo rap: uma discussão
através da epistemologia clínica
Ana de Santa Cecília Massa
Laboratoire de Changement Social – Université
Paris 7
Universidade Federal Fluminense
03- Cuidar em saúde mental, construindo
dispositivos para uma pesquisa intervenção
Ana Lúcia
Abrahão - ana.abrahao@pesquisador.cnpq.br
Programa de
Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde
Universidade
Federal Fluminense
Niterói/RJ,
Brasil
Fundação de
Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Grupo e
Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde/CNPq
04- Os desafios dos desafios do
conhecimento e da pesquisa em educação: a abertura de caminhos para construção
de um projeto de pesquisa
Anselmo Paulo Pires - anselpires@gmail.com
Doutorando no Programa de Pós-graduação em
Educação da PUC Minas
Professor do CEFET-MG.
05- Ensinar e pesquisar: atividades
possíveis?
Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira - carlajatobaferreira@gmail.com
Margareth Diniz - dinizmargareth@yahoo.com.br
Universidade Federal de Ouro Preto
Minas Gerais- Brasil
06- Dilemas relativos às normas, valores e
saberes de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa: contribuições
para uma gestão social no serviço de prestação de serviço à comunidade
Cátia Regina Machado Pontes
Eloisa Helena Santos
Centro Universtário UNA
07- Sou mais juventude: reflexões sobre uma
experiência no cotidiano universitário
Cláudia Braga de Andrade - cb.andrade@terra.com.br
Carla Jatobá - carlajatobaferreira@gmail.com
Margareth Diniz - dinizmargareth@yahoo.com.br
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
08-O sujeito em pesquisa: Método Clínico e
Intervenção
Claudia Itaborahy Ferraz - claudiaitaborahyferraz@gmail.com
Margareth Diniz - dinizmargareth@yahoo.com.br
Programa de Pós Graduação em Educação
Universidade Federal de Ouro Preto
Ouro Preto, Minas Gerais – Brasil
Programa Caleidoscópio/UFOP
09- O projeto metodológico como norma e o
processo de pesquisa como renormalização: caminhos e “não caminhos” na
atividade do pesquisador
Fábio Carlos de Mattos da Fonseca - Fabio.mattos@ifrj.edu.br
(PUC-SP / IFRJ / CNPq)
10- Os ofícios em situação de
vulnerabilidade
Giselle Reis Brandão -
grbrandao40@gmail.com
NEPPSO – Núcleo de Estudos em Psicologia e
Processos Psicossociais
FIP – PUC Minas – Brasil
11- Maestros
démocratiques, rebelles et corrompus (Mexique, Oaxaca).
Et à l’heure de
l’écriture ?
Julie Métais
Doctorante en cotutelle
EHESS – Université de Montréal
12- A experiência de pesquisa no contexto
de conflito socioambiental: compreensão crítica, fantasias e fetiches
Rafael Prosdocimi Bacelar - rafaelpros@gmail.com
Programa de Pós-Graduação em Psicologia /UFRJ/
(CNPq Rio de Janeiro - Brasil)
Faculdade Pitágoras –
Unidade Betim
13- L’expérience
difficile de la construction d’une recherche : implication et transduction
Simon Le Roulley
Doctorant en
sociologie
CERReV, Université de
Caen Basse Normandie
14- De la subjectivité à l’objectivité, un passage
nécessaire dans l’activité du chercheur en clinique de l’intervention.
Questionnements à propos d’une scène conflictuelle
Danielle Hans
Maîtresse de
conférences
Laboratoire
CREF équipe clinique du rapport au savoir.
Université
Paris ouest Nanterre la Défense
12h às 14h – Almoço
14h às 16h – Mesa redonda: Metodologias de
pesquisa: relação objetividade e subjetividade
Coordenação: José Eustáquio Brito (UEMG -
Brasil)
Expositores: Luiz Alberto Gonçalves (UFMG -
Brasil)
Gilles Raveneau
(Université Paris Ouest – França)
16h -16:30 – Café mineiro
16:30 h às 19:30 - Conclusão dos trabalhos
Apresentação dos/as relatores/as dos ateliês
Problematizadore(a)s: Daisy Moreira Cunha
(UFMG) e Eliane Marta Teixeira Lopes (UFMG /UFOP)
Sessão
de encerramento: Comissão de organização
Difusão e publicação: O Seminário será
divulgado na internet, por meio de um blog, bem como por meio de cartazes e
folders.
As inscrições serão feitas no site FUNDEP.
Produtos: anais com resumos e trabalhos
completos em CDROOM; número especial – dossiê – de Trabalho & Educação,
periódico do NETE/FaE/UFMG.