Programação


Dia: 30/10/2014
Local: Auditório do ICHS - Mariana

8h – Credenciamento

9h às 12h – Mesa de abertura: O enigmático na atividade do/a pesquisador/a: retrospectiva da discussão e perspectivas atuais.
Coordenação: Eloisa Santos (UNA)
Expositoras: Françoise Hatchuel (Université Paris Ouest Nanterre); Margareth Diniz (UFOP).

12h às 14h – Almoço

14h às 17:30h – Mesa redonda: Interpelações ao processo de pesquisa – novos sujeitos, novas metodologias.
Coordenação: Cláudia Mayorga (UFMG)
Expositores/as: Dora Inês Munevar (Universidad Nacional de Colombia) Eric Chauvier (École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHES - França)

17:30h às 18h - Coquetel e lançamento de livros

Dia 31/10/2014

9h às 12hAteliês temáticos

ATENÇÃO: Para adequar os trabalhos inscritos aos ateliês temáticos, fez-se necessário uma reorganização nos temas, criando blocos com dois ateliês .

BLOCO 01

ATELIÊ 1 A relação com o saber: implicação do sujeito com o objeto de pesquisa; abordagem psicanalítica e questionamentos antropológicos
Coordenação: Françoise Hatchuel & Eric Chauvier
Relatoria: Greyce Carvalhas

ATELIÊ 5 - A relação orientando (a) – orientador (a) no processo de pesquisa
Coordenação: Maria Lúcia Miranda Afonso
Relatoria: Lúcia Helena Garcia Bernardes

Trabalhos Aprovados

01 - O uso de si na atividade de pesquisa
Admardo Bonifácio Gomes Júnior
Pós-Doutorando FaE/UFMG
Professor FaPP/UEMG

02- Pesquisa de campo em quilombos: discursos socialmente re-produzidos para pesquisadores/as?
Aline Neves Rodrigues Alves - alineneves@ufmg.br
Nilma Lino Gomes - nilmagomes@uol.com.br
Rodrigo Ednilson De Jesus - rodrigoednilson@gmail.com
Programa de Pós Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação
Faculdade de Educação/FaE – Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG - Minas Gerais – Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Núcleo de Est. e Pesq. sobre Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas - NERA/CNPQ

03- Ensino médio integrado: atualidade do debate em torno do princípio educativo do trabalho
Ana Paula R. Rodrigues - anapaula.rrodrigues@yahoo.com.br
Eloísa H. Santos - eloisasantos@uaivip.com.br
Centro Universitário UMA- Brasil

04-Bricolages familiaux: le subjectif d’une recherché
Claire Le Thomas

07- A relação com a língua estrangeira : o (re)conhecimento de si no objeto de pesquisa
Greyce Carvalhas
Leitora de língua portuguesa – Université de Franche-Comté
Mestre em Ciências da linguagem – Didatica de FLE - Université de Franche-Comté
Mestranda em Ciências da Educação – Université Paris – Ouest

08 - relação com o saber: Inibição diante do conhecimento
Lealce Mendes da Silva - lealcemendes@bol.com.br
Programa de Pós-Graduação- Mestrado
Universidade Federal de Ouro Preto–UFOP
Minas Gerais- Brasil
Grupo de Pesquisa: Caleidoscópio

09- Les interactions verbales dans les entretiens de co-analyse chercheur-accompagnateur
Cathal de Paor - cathal.depaor@mic.ul.ie
Mary Immaculate College
Université de Limerick, Irlande
+353 61 204950

10- Entre Antropologia e Ciências da Educação: A noção de ritual de passagem ao serviço dum dispositivo de formação de professores(as) do ensino básico
Maryline Nogueira-Fasse

11- Analyser l’implication du chercher
Núncio Antônio Araújo Sól

12- Pesquisa-intervenção com jovens que não trabalham, não estudam e não procuram emprego interações entre pesquisador e pesquisados/as
Paulo Roberto da Silva Junior - paulosilva.junior@yahoo.com.br
Claudia Mayorga - mayorga.claudia@gmail.com
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil
CAPES
Núcleo Conexões de Saberes da UFMG

13- Clinique de l’éducation d’orientation lacanienne : enjeux méthodologiques
Sébastien Ponnou - sebastien.ponnou@unilim.fr
Département de Psychanalyse de l’Université Paris 8,
Département de Psychologie et des Sciences de l’Éducation, Faculté des Lettres et des Sciences Humaines, Université de Limoges, Equipe d’Accueil 6311 - FRancophonie, Education, Diversité (FRED).

14- Le soi en question: du récit de voyage à l’essai épistémologique
Sophie Caratini

15- Pesquisa-intervenção e psicanálise: traços da clínica na pesquisa
Tânia Ferreira
Ângela Vorcaro
Programa de Pós-Graduação em Psicologia FAFICH/UFMG - Área de Pesquisa: Psicanálise e cultura

BLOCO 02

ATELIÊ 2 Perspectivas interdisciplinares nos processos de produção do conhecimento
Coordenação: Bernardo Jefferson de Oliveira
Relatoria: José Eustáquio Brito

ATELIÊ 8 - Troca de experiências em processos de produção e socialização do conhecimento
Coordenação: Deise de Souza Dias
Relatoria: Lecy Rodrigues Moreira

Trabalhos Aprovados

01- A transdisciplinaridade e o resgate do paradigma do múltiplo: considerações sobre a pesquisa em Educação e Direito
Aline Nunes Viana - alinevianabr@gmail.com
Bacharel em Direito (PUC Minas)
Bolsista CAPES
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Ouro Preto
Minas Gerais / Brasil
Matheus de Oliveira Guimarães - matheusguimaraes@hotmail.com
Bacharel em Direito (UFOP)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Ouro Preto
Minas Gerais / Brasil

02- Estratégias Metodológicas e Interdisciplinaridades na Pesquisa Historiográfica: o caso da comunidade quilombola de Felipe em Bom Jesus do Amparo – Minas Gerais
Ângela Aparecida Ferreira - angelaferreirabj@gmail.com
Mestrado Profissional em Educação e Docência – Faculdade de Educação
Universidade Federal de Minas Gerais
Minas Gerais – Brasil

03- No meio do caminho tem um sujeito: os impasses em pesquisas sobre o encontro-confronto sujeito-língua
Carla Nunes Vieira Tavares - carla.tav@uol.com.br
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), MG, Brasil
Grupo de Pesquisa e Estudo em Linguagem e Subjetividade (GELS)
CAPES

04- Le paradigme de recherche dans l’esprit multidisciplinaire: apport et limite
Dr. Djamel Benkrid
Enseignant chercheur à l'université de Paris VIII
Equipe Erasme membre associé

05- O eu Pesquisador e o outro Pesquisado: contextos que se convergem
Autora: Regina Márcia Pereira de Oliveira - profreginamarcia@gmail.com
Programa de Pós-Graduação em Educação – UEMG
Agência Financiadora: CAPES

06- Os desafios da produção da pesquisa: uma analise da relação entre os estudos de público em museus e a sociologia da educação
Thiago Lucas Rodrigues Martins
Programa de Pós-Graduação em Educação- FaE/UFMG/MG - Brasil/CAPES


07- Leitura, escrita, navegação e pesquisas: o computador como ferramenta pedagógica

Aline Nayara Fernandes- Pedagogia 8° período CEAD/UFOP

Gardênia Staell Andrade - Pedagogia 8° período CEAD/UFOP
 

BLOCO 03

ATELIÊ 3 As relações de poder e os regimes de produção de saber: questões éticas, epistemológicas e subjetivas
Coordenação: André Marcio Picanço Favacho
Relatoria: Shirley Aparecida de Miranda

ATELIÊ 6 - A escrita na pesquisa: questão de estilo e autoria
Coordenação: Ana Cláudia Godinho
Relatoria: Natália Goulart e Mariana Veríssimo

Trabalhos Aprovados

01- O Trabalho no Samu e a Humanização do SUS: saberes-atividade-valores
Ana Rita Castro Trajano - aritatrajano@yahoo.com.br
Daisy Moreira Cunha (Orientadora) - daisy-cunha@uol.com.br
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

02- Trabalho docente: produção de saberes em atividade
Deise de Souza Dias - Deise.souzadias@yahoo.com.br
Programa de Pós-graduação em Educação/FaE/UFMG - Minas Gerais – Brasil

03- Implicação mútua das diferentes posições de sujeito e objeto no processo de pesquisa
Eloisa Helena Santos
Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local
Centro Universitário UNA – Minas Gerais – Brasil

04- Acertos metodológicos nas pesquisas em comunidades quilombolas
Gilmara Silva Souza - gilmarasilvasouza@gmail.com
Faculdade de Educação – UFMG - Brasil
Shirley Aparecida de Miranda - shapmiranda@uol.com.br
Faculdade de Educação – UFMG - Brasil

05- A história é verdadeira embora inventada: a cartografia como método de investigação
Juliana Prochnow dos Anjos - juprochnow@yahoo.com.br
Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG)
Minas Gerais / Brasil
Agência de fomento: CAPES

06- Intimidade e desconhecimento: quando afeto e confiança contornam as relações no processo de pesquisa
Luciana Maria de Souza - lusouza222@gmail.com
Doutoranda do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFMG
Membro no Núcleo de ensino, pesquisa e extensão Conexões de Saberes
Universidade Federal de Minas Gerais
Minas Gerais, Brasil
Financiamento – Bolsa Capes

07- Pesquisa em presídios: como dar voz a mulheres no cárcere
Maria Cristina da Silva - bhcentro991@yahoo.com.br
Doutoranda Fae/ UFMG - MG/ Brasil.

08- La double face des implications du chercheur
Maria José Acevedo

09- Do trabalho na fabrica à escrita de monografia: ao encontro do saber investido
Mariana Veríssimo - mverissimo@pucminas.br
Mestrado em Ensino PUC-MINAS, MG-Brasil
Contou com financiamento da Capes

10- Representação e prática na ação eficaz de trabalhadores pouco escolarizados da construção civil
Renata Bastos Ferreira Antipoff - renata.bastosfe@yahoo.com.br
Francisco de Paula Antunes Lima - frapalima@gmail.com
Doutorado em Educação/UFMG Belo Horizonte, MG, Brasil
CAPES COFECUB

11- E se os sujeitos não coincidem? Reflexões sobre pesquisas com quilombolas e indígenas
Shirley Aparecida de Miranda

12- La méthode qualitative en quête de qualité. La question de la confiance et de l’établissement de l’anonymat des enquêtés après entretien
Sophie Parisot

13- Relações que atravessam o trabalho de pesquisa: reflexões a partir de um estudo sobre mulheres pardas provedoras e o processo de educação de seus filhos e filhas
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara - tgebara@ufmg.br



14- Análise de metodologia para referenciar as novas praticas didáticas pós leis de reparação

Sílvia Maria de Miranda - Faculdade de Educação-UFMG

Franz Galvão Piragibe - Faculdade de Letras-UFMG
 
BLOCO 04

ATELIÊ 4 Novos dispositivos de pesquisa / intervenção
Coordenação: Marco Antônio Torres
Relatoria: Jurandir Soares da Silva

ATELIÊ 7 - Desejo de participação na pesquisa etnográfica. Produção do saber antropológico e experiência participativa
Coordenação: Gilles Raveneau
Relatoria: Rafael Prosdocimi Bacelar

Trabalhos Aprovados

01- A busca pela objetividade mediante pesquisa etnográfica: os desafios e perspectivas sob os olhares do pesquisador e de seu objeto de pesquisa
Agda Marina Ferreira Moreira - agda.quilombos@gmail.com
José Eustáquio de Brito
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG)

02- Travessias pelo rap: uma discussão através da epistemologia clínica
Ana de Santa Cecília Massa
Laboratoire de Changement Social – Université Paris 7
Universidade Federal Fluminense

03- Cuidar em saúde mental, construindo dispositivos para uma pesquisa intervenção
Ana Lúcia Abrahão - ana.abrahao@pesquisador.cnpq.br
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde
Universidade Federal Fluminense
Niterói/RJ, Brasil
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Grupo e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde/CNPq

04- Os desafios dos desafios do conhecimento e da pesquisa em educação: a abertura de caminhos para construção de um projeto de pesquisa
Anselmo Paulo Pires - anselpires@gmail.com
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas
Professor do CEFET-MG.

05- Ensinar e pesquisar: atividades possíveis?
Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira - carlajatobaferreira@gmail.com
Margareth Diniz - dinizmargareth@yahoo.com.br
Universidade Federal de Ouro Preto
Minas Gerais- Brasil

06- Dilemas relativos às normas, valores e saberes de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa: contribuições para uma gestão social no serviço de prestação de serviço à comunidade
Cátia Regina Machado Pontes
Eloisa Helena Santos
Centro Universtário UNA

07- Sou mais juventude: reflexões sobre uma experiência no cotidiano universitário
Cláudia Braga de Andrade - cb.andrade@terra.com.br
Carla Jatobá - carlajatobaferreira@gmail.com
Margareth Diniz - dinizmargareth@yahoo.com.br
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

08-O sujeito em pesquisa: Método Clínico e Intervenção
Claudia Itaborahy Ferraz - claudiaitaborahyferraz@gmail.com
Margareth Diniz - dinizmargareth@yahoo.com.br
Programa de Pós Graduação em Educação
Universidade Federal de Ouro Preto
Ouro Preto, Minas Gerais – Brasil
Programa Caleidoscópio/UFOP

09- O projeto metodológico como norma e o processo de pesquisa como renormalização: caminhos e “não caminhos” na atividade do pesquisador
Fábio Carlos de Mattos da Fonseca - Fabio.mattos@ifrj.edu.br
(PUC-SP / IFRJ / CNPq)

10- Os ofícios em situação de vulnerabilidade
Giselle Reis Brandão - grbrandao40@gmail.com
NEPPSO – Núcleo de Estudos em Psicologia e Processos Psicossociais
FIP – PUC Minas – Brasil

11- Maestros démocratiques, rebelles et corrompus (Mexique, Oaxaca).
Et à l’heure de l’écriture ?
Julie Métais
Doctorante en cotutelle EHESS – Université de Montréal

12- A experiência de pesquisa no contexto de conflito socioambiental: compreensão crítica, fantasias e fetiches
Rafael Prosdocimi Bacelar - rafaelpros@gmail.com
Programa de Pós-Graduação em Psicologia /UFRJ/ (CNPq Rio de Janeiro - Brasil)
Faculdade Pitágoras – Unidade Betim

13- L’expérience difficile de la construction d’une recherche : implication et transduction
Simon Le Roulley
Doctorant en sociologie
CERReV, Université de Caen Basse Normandie

 14- De la subjectivité à l’objectivité, un passage nécessaire dans l’activité du chercheur en clinique de l’intervention.
Questionnements à propos d’une scène conflictuelle
Danielle Hans
Maîtresse de conférences
Laboratoire CREF équipe clinique du rapport au savoir.
Université Paris ouest Nanterre la Défense

12h às 14h – Almoço

14h às 16h – Mesa redonda: Metodologias de pesquisa: relação objetividade e subjetividade
Coordenação: José Eustáquio Brito (UEMG - Brasil)
Expositores: Luiz Alberto Gonçalves (UFMG - Brasil)
Gilles Raveneau (Université Paris Ouest – França)

16h -16:30 – Café mineiro

16:30 h às 19:30 - Conclusão dos trabalhos
Apresentação dos/as relatores/as dos ateliês
Problematizadore(a)s: Daisy Moreira Cunha (UFMG) e Eliane Marta Teixeira Lopes (UFMG /UFOP)

Sessão de encerramento: Comissão de organização

Difusão e publicação: O Seminário será divulgado na internet, por meio de um blog, bem como por meio de cartazes e folders.
As inscrições serão feitas no site FUNDEP.
Produtos: anais com resumos e trabalhos completos em CDROOM; número especial – dossiê – de Trabalho & Educação, periódico do NETE/FaE/UFMG.